Parque Natural da Ria Formosa
Ria Formosa
Criada como Parque Natural em 1987, abrange uma área de 18.400 ha distribuídos ao longo de 60 km de costa, compreendida entre o Ancão e a Manta Rota.
Possuidor de uma grande riqueza biológica, tanto florística como faunística, é na sua avifauna, onde se incluem espécies consideradas ameaçadas (como a galinha sultana), que reside um dos principais interesses para a conservação da Natureza.
Devido às suas características naturais e à sua localização geográfica a Ria Formosa atrai milhares de aves e peixes.
Sendo uma área de importância nacional e internacional tendo sido inscrita na Convenção de Ramsar a Ria Formosa alberga diversas espécies que a colocam entre as zona húmidas mais importantes a nível Europeu. Mais informação em http://www.natural.pt/portal/pt/AreaProtegida/Item/14
Ilhas Barreira
O sistema de ilhas da Ria Formosa é composto por cinco ilhas e duas penínsulas (de oeste a leste – Ancão, Barreta ou Deserta, Culatra, Armona, Tavira, Cabanas e Cacela) com uma extensão de 60 km, sepatradas por 6 barras. As ilhas s´ão arenosas e povoadas tendo pequenos nucleos piscatórios, definem um importante corpo da lagoa composto por pântanos, planicies de maré, canais de maré e pequenas ilhas de caracter lamacento ou arenoso. Os sistemas de ilhas barreira são assim designados como tendo um rosário de ilhas que define entre estes e o continente.